Jovens e Abandonados
,
segunda-feira, 13 de julho de 2009

Por: Pb. Eliabe Teodoro

É impressionante casos em que pais abandonam os cultos de jovens, cultos de orações e escola biblica. Esses fatos nos dão, em uma breve avaliação, como poderão ser num futuro bem próximo, os cultos de jovens em um sábado à noite. Na bíblia está escrito: “Instrui o menino no caminho que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele (Ecl. 22:6)” Há caso em que pais chegam a desmotivar os filhos a não irem aos cultos de jovens e se isso não bastasse, falam capciosamente dos jovens e dos lideres da igreja, numa mentalidade retrograda que deixa espaços vagos nas mentes dessas indefesas criaturas, para o inimigo trabalhar, da melhor maneira que ele sempre gostou.

A ausência dos pais e dos obreiros nos cultos de jovens, ocasionará num total desconhecimento das suas necessidades nos dias atuais como: quais são os seus sonhos, quais as canções de suas preferências, e até mesmo os alija do objetivo da visão central da igreja que é ganhar almas, e caminhar em busca de uma intimidade melhor com Deus.

Existem pais que nunca se preocuparam com a vida espiritual dos seus filhos, para eles tanto faz como tanto fez, se os filhos vão ou não para a igreja se são ou não são salvos. Os pais atuais, com raras exceções, não têm uma vida de oração, prova disso é que os cultos de oração e vigílias das igrejas são os menos freqüentados. Resultado de uma vida sem consagração e sem intimidade com Deus. E ainda tem gente querendo que essa geração seja cheia do Espírito, mas esses jovens são os retratos fieis dos seus genitores.

Conseqüências disso seus filhos passaram a odiar os cultos de jovens e adolescentes. Para minha surpresa e tristeza daqueles pais e obreiros, que outrora eram os donos da verdade, li e ouvi a leitura de pilhas de pedidos de oração, por filhos que tinham talentos inigualáveis, jóias raras propriamente ditas, a serem lapidadas, que seriam bênçãos puras se tivessem sido motivados a trabalhar na obra do Senhor. Hoje muitos deles estão nas drogas e pasmem amados, muitos deles com aids em estado terminal.

É hora de darmos um basta nesse sono espiritual e acordarmos. Vamos pedir ao nosso Deus que abra os nossos olhos espirituais para que Ele nos dê a direção certa para lidarmos com uma geração que sabe muito mais sobre futebol, baladas, filosofias, teologia, mesmo sabendo muito pouco sobre assuntos cruciais como sexo e vida, com certeza sabem muito mais que os seus pais. Porque esses pais estagnaram.

Enquanto dormiam o sono espiritual, a internet gerou doutores autodidatas justamente quando a fonte primordial do dialogo secou. Mas nem tudo está perdido! Vamos trabalhar juntos em prol dos nossos filhos! Deus precisa de pessoas, como você, para trabalhar na sua obra sem se importar com o status que isso lhe trará se começar a trabalhar junto com os jovens. É hora de parar com o separativismo, no qual você só participa se o líder for seu amigo, parente ou do seu “partido político”.

É hora de investir e pesado nos grupos de jovens. Cada festa é um Deus nos acuda para conseguir verba para pagar os preletores. Vamos abrir os olhos os nossos maiores campos missionários são as nossas crianças, adolescentes e jovens! Foi se o tempo em que ditavam as regras para os nossos jovens e adolescentes. Hoje dependendo do tratamento os próprios pais incentivam os filhos a sir dessa igreja e ir para aquela.

Claro que toda regra tem lá as suas exceções, mas você que é líder, obreiro ou pai pense com carinho neste assunto. Não estou falando em fazer da igreja palco de shows etc e tal, mas estou pedindo apoio aos cultos de jovens e adolescentes, porque em algumas igrejas estão abandonados. Amados, Jesus está voltando e como pais, obreiros e lideres teremos que prestar contas das almas que ficaram sob nossos cuidados, principalmente os filhos.

Quando Jesus voltar muitos pais irão refletir nas oportunidades que tiveram e deixaram passar, por um relapso, por preguiça (muitos cansado para ir à igreja num sábado a noite) ou mesmo por um egoísmo exagerado o deixaram recalcado. Adormeceram no ponto seus filhos cresceram, e com isso você permitiu que o inimigo colocasse um zíper nas suas bocas dos seus filhos os fazendo emudecer anos afora.

Pense nisto: você pode estar cansado, mas o inimigo das nossas almas é incansável. É hora Despertar igreja! Despertem pais e obreiros! Deus colocou pessoas especiais sob nossos cuidados, e um dia vai pedir conta do seu talento, seu tempo, e o que você fazia nos sábados e domingo pela manhã, onde levava sua família, esvaziando a igreja por uma ação pensada. Lideres são passageiros, mas a obra de Deus é eterna, quando cessar aqui vai continuar lá no céu.

Alem do mais, em Romanos 13, tem uma mensagem de Deus a todos nós a respeito de liderança e autoridades. Desperta tu que dormes, não adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. Sua alma pode ser sua esposa, seus filhos… Então é hora de passar a Macedônia e ajuda-nos.

Ah, não esquecendo, muito bem vindo aos cultos de oração, escola bíblica e principalmente os cultos de jovens que é o nosso foco.

Fique na paz e que Deus nos dê a sabedoria necessária para convivermos com as mudanças até certo ponto radicais na nossa maneira de pensar, mas que serão necessárias. Há casos que é até para conversão novamente, de pais pedirem perdão aos filhos por omissão espiritual. Mas esse é outro assunto em que escreverei em outra matéria.

Obs: Essa não é a realidade da minha igreja, uma vez que temos na pessoa do nosso presidente, um homem de visão de Deus. Mas nos contatos que tenho com amigos que fiz nesses últimos 13 anos consecutivos, nos quais tenho trabalhão exclusivamente como líder de jovem e adolescentes, tenho visto que a realidade em diversas localidade é bem mais desmotivadora.

Eliabe Teodoro é presbítero na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Paranaguá Paraná. Pregador, Ensinador, Conselheiro, Motivador e Líder de Jovens.
E-mail: eliabemt@hotmail.com

 
Comente esta Publicação utilizando o Facebook
2004-2014 © Copyright - Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Paranaguá Paraná Brasil - All rights reserved