O poder das palavras

Publicado em 07/05/2014 14:24


Sempre acreditei que as nossas palavras possuem um poder extraordinário, sejam elas ditas em voz alta para si ou para alguém, ou mesmo aquelas que, silenciosamente dizemos ou pensamos em nosso interior.

Eis, portanto, a necessidade de observarmos estas palavras antes mesmo que elas se materializem nos nossos lábios. Serão elas benéficas e positivas? Encorajarão as pessoas que as ouvirem? Ou, virão carregadas negativamente?

A Bíblia diz assim: “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”. Provérbios 18:21. Observe o quão forte é o poder da nossa língua, ou seja, o poder das nossas palavras.

Muita gente atribui a Deus a culpa de tudo de mal que lhe acontece, tais como: “Deus não me ama; Deus não existe; Deus me abandonou” desconhecendo este poder extraordinário que as palavras possuem. Outros proferem palavras expressando desejos sanguinários e vingativos a alguém, não medindo as conseqüências que isto pode trazer.

Alguém escreveu assim: “Existem quatro coisas na vida que não se recuperam: a pedra, depois de atirada; a oportunidade perdida; o tempo que se passou; e a palavra depois de proferida”. Isto é uma realidade. Nossas palavras não poderão jamais voltar aos nossos lábios e se esconderem em nosso interior.

As palavras exercem influencias em nossas vidas. Na verdade, elas fazem parte da nossa vida. Elas nos focam para os nossos alvos e objetivos. Elas formatam a nossa mente e mudam as nossas atitudes. Por isso, surge a necessidade de escolhermos sempre as palavras certas, nos momentos certos, às pessoas certas, e que, estas palavras venham produzir efeitos positivos na vidas daqueles que as ouvirem.

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia”.Provérbios 15:1-2.

Jesus deu a seguinte resposta a alguns homens que buscavam o seu mal:

“O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado”. Mateus 12:35-37.

A minha oração é para que o Senhor faça brotar sempre do meu coração palavras que venham servir de bênçãos a todos os que as ouvem. Seja esta a sua oração também.

Um abraço!!!

Pr. Emerson Alves.

Tags: , ,

Leia também

O Batismo nas Águas

O Batismo realizado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, é realizado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.

Não perca o foco. Olhe para Jesus

A Bíblia nos conta uma história interessante registrada em Mateus 14:22-33 onde os discípulos de Jesus enfrentaram uma forte tempestade em alto mar, e em meio a esta terrível tempestade, Jesus veio ao encontro deles de forma sobrenatural, andando sobre as ondas. A atitude de Jesus causou-lhes grande espanto, pois pensaram ser um fantasma. Quando […]

Líderes Adoradores Fazendo Discípulos

Precisamos compreender que neste mundo que vivemos, urge a necessidade de sermos íntegros espiritualmente. Integridade nos fala de algo que é completo, que é inteiro.

Pode chorar, chore.

Pb. Eliabe Theodoro Existem momentos angustiantes em nossas vidas, nos quais ansiamos alucinadamente por uma saída para o momento de crise. Davi sempre externava esses momentos, muitas vezes como devocional. “A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã, sim, mais do que os guardas pela manhã”. Vem-me à […]

A Fidelidade na Igreja

Por: Pr. Jurandir Pereira Gomes Vamos focalizar neste estudo a igreja de Laodicéia com seus exemplos negativos (Ap 3.14-22) para caracterizar as qualidades positivas da fidelidade da igreja. A carta é endereçada “Ao anjo da igreja em Laodicéia”. Não basta ter fidelidade o pastor ao pastor, mas o pastor fiel, pelo seu exemplo e pelo […]