O poder das palavras

Publicado em 07/05/2014 14:24


Sempre acreditei que as nossas palavras possuem um poder extraordinário, sejam elas ditas em voz alta para si ou para alguém, ou mesmo aquelas que, silenciosamente dizemos ou pensamos em nosso interior.

Eis, portanto, a necessidade de observarmos estas palavras antes mesmo que elas se materializem nos nossos lábios. Serão elas benéficas e positivas? Encorajarão as pessoas que as ouvirem? Ou, virão carregadas negativamente?

A Bíblia diz assim: “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”. Provérbios 18:21. Observe o quão forte é o poder da nossa língua, ou seja, o poder das nossas palavras.

Muita gente atribui a Deus a culpa de tudo de mal que lhe acontece, tais como: “Deus não me ama; Deus não existe; Deus me abandonou” desconhecendo este poder extraordinário que as palavras possuem. Outros proferem palavras expressando desejos sanguinários e vingativos a alguém, não medindo as conseqüências que isto pode trazer.

Alguém escreveu assim: “Existem quatro coisas na vida que não se recuperam: a pedra, depois de atirada; a oportunidade perdida; o tempo que se passou; e a palavra depois de proferida”. Isto é uma realidade. Nossas palavras não poderão jamais voltar aos nossos lábios e se esconderem em nosso interior.

As palavras exercem influencias em nossas vidas. Na verdade, elas fazem parte da nossa vida. Elas nos focam para os nossos alvos e objetivos. Elas formatam a nossa mente e mudam as nossas atitudes. Por isso, surge a necessidade de escolhermos sempre as palavras certas, nos momentos certos, às pessoas certas, e que, estas palavras venham produzir efeitos positivos na vidas daqueles que as ouvirem.

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia”.Provérbios 15:1-2.

Jesus deu a seguinte resposta a alguns homens que buscavam o seu mal:

“O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado”. Mateus 12:35-37.

A minha oração é para que o Senhor faça brotar sempre do meu coração palavras que venham servir de bênçãos a todos os que as ouvem. Seja esta a sua oração também.

Um abraço!!!

Pr. Emerson Alves.

Tags: , ,

Leia também

O Paradoxo da Prosperidade

Uma Reflexão Histórica Sobre o Paradoxo da Prosperidade Por: Evandro Cardoso Nascimento As Lições Bíblicas do 1º trimestre da Escola Dominical trazem como tema geral “A Verdadeira Prosperidade”, logo nas primeiras lições o conceito de prosperidade aparece relacionado a um todo de ordem espiritual, produzido pelo agir de Deus sobre o ser humano: “eu vim […]

A equipe faz a força

“OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” Salmos 133.1 Há muitos anos, Tom era funcionário de uma empresa muito preocupada com a educação. Um dia, o executivo principal decidiu que ele e todo grupo gerencial, um total de 12 pessoas, deveriam participar de um curso de sobrevivência, que tinha […]

Frustrado?

Você já se frustrou alguma vez? Creio que sim. Eu já me senti frustrado algumas vezes. A frustração é uma emoção que ocorre em momentos que você se depara com algo que obstrui o alcance de um alvo pretendido.

Saiba lidar com as críticas

Agradar as pessoas é uma tarefa extremamente difícil. Falei sobre isso no texto “Aprenda a dizer não” publicado anteriormente. Às vezes nós nos encontramos em situações que precisamos tomar decisões, ainda que, estas decisões não sejam agradáveis a alguns. Saber lidar com as críticas é outro grande desafio que temos. Lembro-me da velha e conhecida […]

Situações Desfavoráveis

Existem situações da nossa vida que querem fazer com que percamos os nossos alvos e objetivos. Estes momentos precisam ser cuidadosamente observados e reavaliados, no entanto, não podemos deixar que estas situações roubem de nós os nossos objetivos. Certa feita me programei para uma viagem. Tudo estava favorável ao trajeto. As previsões meteorológicas cooperavam para […]